segunda-feira, 3 de outubro de 2011

UNESCO 2011 - ALUNOS REALIZAM ATIVIDADE COM O TEMA LIXO



Envolvidos com o projeto anual da Unesco, alunos dos 9º anos, pesquisam, discutem e apresentam trabalhos riquíssimos para o Ano Internacional da Química

Sob a orientação e supervisão da professora Valquíria, de Português, os alunos criaram peças como jornais e periódicos utilizando a temática “O que fazer com tanto lixo?”

As fotos dos trabalhos poderão ser visualizadas no site da escola www.colegioprigule.com.br

Segue, abaixo, o projeto da turma.

TEMA: “O que fazer com tanto lixo?”



Ensino Fundamental II

Disciplinas: Química - Língua Portuguesa - Geografia

INTRODUÇÃO

No contexto atual, é inegável a necessidade de se reaproveitar cada vez mais os produtos jogados no lixo para fabricação de novos objetos, através dos processos de reciclagem, o que representa economia de matéria prima e de energia fornecidas pela natureza.



É importante conhecer e pensar no lixo sob diferentes olhares determinando a melhor tecnologia para seu tratamento, aproveitamento e destinação final. Assim, o conceito de lixo tende a ser modificado, podendo ser entendido como "coisas que podem ser úteis e aproveitáveis".

OBJETIVOS

- Alertar sobre o problema da grande produção de lixo pelos seres humanos;

- Conscientizar alunos, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais;

- Desenvolver a habilidade social de refletir sobre as questões ambientais e resolver problemas;

- Desenvolver pesquisas, seleção de dados, produção de textos e imagens;

- Incentivar o trabalho em equipe.



METODOLOGIA

- Pesquisa na internet.

-Debate e reflexão a partir dos temas:
ü  Classificação do lixo;
ü  Lixo tecnológico;
ü  Diferença entre lixão e aterro sanitário;
ü   Lixo orgânico;
ü   Tratamento do lixo;
ü   O óleo de cozinha pode passar de poluente a fonte energética;
ü   Usar o lixo para gerar energia é uma solução não apenas econômica, mas também social e ambiental.
ü  Empresas ou estabelecimentos comerciais que tenham adotado um programa para gerenciamento de resíduos.

- Peça teatral;

- Jornal produzido pelos próprios alunos, enfocando os problemas de geração de lixo, desperdício e manuseio de recursos.

-Visita ao Aterro Sanitário Bandeirantes, em Perus.

RESULTADOS ESPERADOS

- Mudança de postura tanto na escola como em outros ambientes;
- Expansão das ideias do projeto para o ambiente doméstico e social;
- Construção de valores para toda vida;
- Melhora na qualidade de vida dos alunos e educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário